domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tudo demais é Veneno,

Por que o ciúme é algo comum em todo relacionamento, não há aquele homem ou mulher que nunca tenha sentido ciúmes, seja do namorado, do amigo, do irmão, do paquera, enfim. O ciúme está presente em todo e qualquer tipo de relacionamento ao longo da vida, o ciúme, sem excesso, é considerado normal até porque um pouco de ciúme é sinal de afeto (o que não significa que a inexistência desse ciúme seja sinal de desafeto), no entanto o ciúme em excesso, aquele que te faz sofrer, chorar, que chega a doer e que muitas vezes causa o fim de diversos relacionamentos não faz bem algum.
Posso afirmar por experiência própria de uma ex ciumenta possessiva, que é possível sim ser menos ciumenta, fazer sua taxa de ciúmes ir do possessivo para o normal, porque o ciúmes só faz sofrer – tanto ao próprio ciumento quanto a vítima desse ciúme – e qualquer relacionamento sem ele, pode ser bem melhor, ou até salvo! Por isso deixo aqui umas dicas para lidar com o seu ciúme no namoro e de uma forma 'LÚDICA' você pode usar em uma amizade também.
Então:

1. Deve-se ter em mente que de fato ”ninguém é de ninguém” aquele seu namorado que você tanto ama, por quem você daria a vida e tudo mais, NÃO É SEU. Da mesma forma você também não o pertence, ou seja, por mais que você morra de ciúmes e faça tudo que estiver ao seu alcance para ”amarrar” a você não é garantia de que amanhã ou depois ele venha achar outra que o faça mais feliz, ou resolver te deixar, dessa forma a primeira regra é o desapego. Não é fácil, mas é possível, você deve procurar entender que em qualquer momento ambos tem o direito de deixar a relação se não estiver dando mais certo, afinal se nos relacionamos com alguém é porque procuramos um bem, amar e ser amado, se isso não funciona mais não adianta tentar nem espernear, o fim é certo.

2. O respeito deve estar acima de tudo, você tem medo de ser traído(a)? Tem medo de ser largado(a)? Então porque acha que pode trair seu namorado(a)? Se ele não tem esse direito, você também não deve ter. Se não há respeito, não há relacionamento, ou alguém aqui já conseguiu levar adiante um namoro onde ninguém se respeita, onde é chifre para todo lado? Acho que não. Para você mudar por alguém, deixar de ser ciumenta, antes de tudo deve ter certeza que VALE A PENA.


3. O diálogo é a base de tudo. Por que você tem ciúmes? Por que ele(a) te dá motivos, ou porque você é inseguro(a)? Se é por que te dá motivos, converse com abertamente, diga o que te incomoda, até se você conversar talvez chegue a um acordo, e arranja um jeito de não proibir de sair, ter amigas ou amigos. Agora se você tem ciúmes por pura insegurança, não adianta sufocar a pessoa por isso, sua insegurança certamente é baseada no medo da perda, da traição. O que deve fazer é se amar mais, acredite você vale mais do que isso, se não esta suportando isso, se acha que o seu parceiro não te da a segurança, aquela segurança que você quer, então para que estar com uma pessoa assim? Oo

4. Amor próprio. SE AME ACIMA DE TUDO. 

5. Tenho ciúmes porque já me trairam e tenho mede que faça de novo. Antes deve entender: Se já houve traição porque perdoou? Por que merecia? Mostrou arrependimento e atitudes reais de mudança ou porque você  ama demais para deixar? Se realmente tiver mudado vai entender seu ciúmes, e você deve fazer seu papel e sempre conversar sobre sua insegurança, talvez o que a consideração ”mudar o suficiente” não seja tão suficiente assim para você, e se essa pessoa te amar vai entender como se sente e tentar fazer o possível para melhorar, afinal o erro foi dela. Agora se houve a traição e não mostrou sinal algum de mudança, nem o menor interesse por melhorar seu comportamento anterior. Pode até perdoar, mas não volte a se relacionar com essa pessoa, por mais que a ame, a menos que mostre que mudará e que fará essa ”volta” valer à pena, mas lembre que você também pode esta cometendo um erro grande :X

6. Nunca, jamais eu repito NUNCA faça escândalo público por causa do seu ciúme, isso só vai afastar ainda mais, ”Roupa suja se lava em casa ”, Se não gostou da reaproximação com um ex ou das gracinhas com o(a) amigo(a) de infância, não vá jogar bebida em ninguém, nem falar um monte de coisa, ou fazer escândalo em público. Você pode e DEVE conversar quando se sentir mal e enciumado com alguma das atitudes, porém isso deve ser feito em casa, fazer vergonha em público nunca resolverá seus problemas.

7. Tenho muito ciúmes e namoro um(a) ‘’mala’’. Bem essa é uma combinação difícil, já que malas tendem a ser infiéis, ou mesmo que seja o homem ou a mulher mais fiel do mundo, mas o fato é se já teve fama de pegador(a) faz a pessoa ficar insegura de qualquer forma. Sinto dizer a insegurança nessa situação é uma coisa perfeitamente normal, mas não dê motivos para se enciumar, mostrar que não é mais pegador(a) e que o ‘’lance’’  agora é com você não há motivos para tanta desconfiança assim. Há?

8. Grande parte das mulheres são inseguras isso todos sabem, mas e quando o homem é inseguro? Mas as vezes só precisamos de compreensão. Não é desconfiança da pessoa o tempo todo, tá na maioria das vezes desconfiamos sim, mas há algumas vezes temos plena confiança em vocês e nosso ciúme é causado simplesmente por não confiarmos em outras pessoas. --' 

9.  Lembre-se soltar demais a pessoa que você namora, já esta pedindo né? Você primeiro não pode cobrar nada, afinal, foi VOCÊ que deu total liberdade e depois não pode se arrepender já que a 'merda' foi feita! "Quem não dá assistência perde para concorrência".

10.Todo caso é um caso, as dicas anteriores foram baseadas nas experiências vividas e compartilhadas por muitos, isso não significa que funcione sem dúvida e que a satisfação seja garantida, mas é o melhor caminho que encontrei, cabe a você avaliar seu caso e ver o que é melhor, talvez se ver livre do ciúme não dependa de você, e se não depender faça com que dependa. O ciúme é um dos piores sentimentos porque destrói por dentro, e só quem sente sabe o quanto dói. E se você aplicar as dicas e ainda assim continuar morrendo de ciúmes não tente esconder, ou se omitir "morro de ciúmes mas não falo," isso é pior porque dói ainda mais.

Será que às vezes é melhor acabar com o ciúme ou com a causa dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário